Prémio Fórum de Jornalismo–Edição 2022

Regulamento

1.Preâmbulo

1.1 O Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género (FMJIG), organização da sociedade civil angolana que congrega mulheres jornalistas, torna público os termos e regras para a realização do Prémio Fórum de Jornalismo–Edição 2022, doravante denominado “Prémio Fórum de Jornalismo”.

O FMJIG acredita que o país pode acelerar o seu processo de desenvolvimento se conseguir assegurar a promoção e o respeito dos direitos, liberdades e garantias fundamentais com a participação e inclusão dos cidadãos no processo de tomada de decisões.

Considera que, enquanto o Estado não garantir o livre exercício da liberdade de imprensa e o reforço dos mecanismos de apoio e protecção dos jornalistas, não haverá garantias da defesa e respeito dos demais direitos dos cidadãos.

Entende, também, que Angola precisa de uma sociedade com efectiva igualdade de oportunidades para homens e mulheres, visando alcançar o desenvolvimento sustentável.

 

2.Objectivos

2.1O objectivo do prémio é incentivar os jornalistas a produzirem matérias que abordem a realidade social das populações, tendo em consideração a questão da igualdade de género e destacar a importância do tema para o desenvolvimento sustentável do país.

O Prémio Fórum de Jornalismo vai reconhecer trabalhos, em língua portuguesa, veiculados nos órgãos de comunicação social nacionais.

2.2. O FMJIG pretende, com este prémio, continuar a estimular os jornalistas a priorizarem, nos temas das suas pautas, a realidade social das comunidades e a inclusão social das mulheres com reportagens de investigação ou com abordagens profundas, abrindo assim espaços de discussão e de busca de soluções.

 

3.Temas de Abordagem

3.1. Na sua terceira edição, o Prémio Fórum de Jornalismo vai contemplar matérias que tenham as seguintes abordagens:

  1. a) Situação da mulher rural em todo país;
    b) Iniciativas positivas e boas práticas implementadas nos municípios de todo o país em prol da igualdade de género;
  2. c) Inclusão da mulher na sociedade e os desafios que enfrentam nas comunidades;

 

4 .Critérios de Avaliação

4.1. Os trabalhos serão analisados dentro do respeito pela ética e deontologia profissionais, sob os seguintes critérios jornalísticos:

  1. I) Qualidade do texto, imagem e edição;
    II) Foco social – tendo a realidade das populações locais e ou a inclusão das mulheres como eixo central;
    III) Diversidade e qualidade das fontes consultadas;
    IV) O potencial impacto do trabalho para a promoção de mudanças;
    V) O factor notícia – o inédito e a diferenciação do material jornalístico;
    VI) Contextualização correcta do tema na abordagem jornalística, leitura correcta e humanizada dos dados;

VII) Criatividade

 

5.Júri

5.1. A decisão sobre os vencedores do prémio será tomada por um júri constituído por pessoas de reconhecida idoneidade, convidadas pela direcção do Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género, incluindo um seu representante.

5.2 Os membros do júri poderão reunir de forma remota, com recurso a soluções de telecomunicações (videoconferência), sempre que haja condições técnicas para tal.

5.3. Serão aceites apenas trabalhos inéditos, que tenham sido publicados ou veiculados de 01 de Janeiro de 2022 a 30 de Novembro de 2022.

5.4. A submissão dos trabalhos deve ser feita até ao dia 07 de Dezembro de 2022, através do e-mail: premioforumdejornalismo@gmail.com

5.5. Os membros do júri têm a prerrogativa de indicar trabalhos para concorrer ao prémio no quadro da análise dos conteúdos publicados dentro dos prazos estabelecidos.

 

6.Premiação

6.1 Serão premiados trabalhos publicados na Imprensa, Rádio, Televisão e na Mídia Digital.

6.2. O Prémio Fórum irá atribuir o galardão principal ao jornalista que, de acordo com a decisão do júri, for considerado merecedor e irá premiar, também, 1 (um) jornalista pelo trabalho desenvolvido ao longo da carreira.

 

7.Categorias do Prémio

7.1. O Prémio Fórum – Edição 2022 atribuirá 2 (dois) prémios divididos pelas seguintes categorias:

7.2. Jornalista do AnoEste prémio é atribuído a um profissional como reconhecimento pela excelência do trabalho desenvolvido ao longo do ano e cuja abordagem vá de encontro aos critérios estabelecidos pelo presente regulamento.

7.3. Prémio CarreiraEste prémio é atribuído a um jornalista angolano com, pelo menos, 25 anos no exercício da profissão, como reconhecimento pela excelência do trabalho desenvolvido ao longo da carreira, e que melhor tenha promovido conhecimento geral ou específico sobre temas relacionados com a igualdade entre homens e mulheres, inclusão social e sobre iniciativas positivas e boas práticas.

 

8.Anúncio do PrémioO Júri anunciará os nomes dos premiados.

8.1. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia da premiação, em evento público a ser realizado em local e data a anunciar pelo FMJIG.

 

9.O Prémio

9.1 Diploma – Os premiados recebem um diploma timbrado com a logomarca do Fórum e um texto com o nome e a categoria do premiado.

9.2 Quantia – Os premiados recebem, além do diploma, um milhão de Kwanzas cada.

 

10.Disposições finais

10.1 A Coordenação do FMJIG é a instância competente para dirimir eventuais dúvidas de interpretação ou omissão do presente Regulamento.

 

A Coordenadora do FMJIG

 

Ermelinda Milena da Costa