O Projecto “Mulheres no Centro”, financiado pela União Europeia e implementado pela COSPE, Fórum de Mulheres Jornalistas e Rede Terra, vai iniciar, a 10 de Março, uma campanha de advocacia pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos e Contra a Violência Doméstica, intitulada “Quebre o Silêncio”.
O evento de lançamento da campanha vai acontecer com uma marcha sucedida de um momento cultural, no dia 10 de Março deste ano.
A marcha terá inicio as 14:00 horas, a partida será no largo de Africa e terminará no largo da feira da praia Morena as 16:00 horas, momento em que vai começar o momento cultural no Largo da Feira, que se vai estender até as 19:30, com a participação de artistas, grupos teatrais, poetas, e músicos.
Importa realçar que a campanha “Quebre o Silêncio” terá vários eventos como programas de rádio, em Benguela e Luanda, mesas redondas com as autoridades e as organizações da sociedade civil e actividades para os 16 dias de activismo violência contra a mulher, e um evento final em ocasião do dia internacional dos direitos humanos (dia 10 de Dezembro).
O projeto “Mulheres no Centro” é financiado pela União Europeia e visa reforçar o papel da sociedade civil no planeamento, implementação e monitoria das intervenções, serviços e políticas inclusivas em favor das mulheres a nível rural.
No âmbito deste projeto 8 organizações locais que trabalham na área dos direitos das mulheres, nomeadamente a Organização Humanitária Internacional (OHI), a Plataforma Mulheres em Ação (PMA), o Circulo Rastafari de Benguela (CRB), a Omunga, a Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), a Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), o Fórum das Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Género (FMJIG) e a Ong COSPE. juntaram-se para implementar a campanha de advocacia “Quebre o Silêncio! Junt@s para Melhorar a Saúde das Mulheres”.